RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

16 de janeiro de 2024 - ECO

Xpand IT acaba com estágios. “Não acrescentam valor fundamental numa primeira experiência de emprego”

Xpand IT acaba com estágios. “Não acrescentam valor fundamental numa primeira experiência de emprego”

Tecnológica portuguesa resolveu acabar com estágios, substituindo-os por programa de primeiros empregos. Já recebeu 300 candidaturas. Objetivo é, depois, passar os jovens a efetivos, diz ao ECO. 

Em menos de um mês, a Xpand IT recebeu mais de 300 candidaturas ao seu novo programa de primeiros empregos. Em vez de estágios, esta tecnológica portuguesa decidiu passar a oferecer contratos de trabalho aos jovens que terminem o ensino superior. É uma porta de entrada “enriquecedora e desafiante” no mercado, argumenta, em entrevista ao ECO, a talent engagment manager Marta Alegria.

Numa altura em que as empresas portuguesas (incluindo as do setor tecnológico) enfrentam uma crescente escassez de profissionais, e em que a atração e a retenção de talento ganhou ainda mais relevância, a Xpand IT — consultora tecnológica nascida há mais de 20 anos — decidiu acabar com os estágios (curriculares e profissionais) por sentir que não estavam a acrescentar o valor esperado.

Ao ECO, Marta Alegria fala numa “decisão ponderada” e revela que passarão agora a ser disponibilizados contratos a prazo de um ano aos jovens que terminem o curso, a par de mentoria e acompanhamento personalizado.

Já o salário dependerá das características do candidato, mas há uma garantia: será superior ao que teria sido oferecido num estágio, assevera a responsável.

Criada em 2003, a Xpand IT tem hoje 350 trabalhadores em Portugal, na Alemanha e na Croácia. Conta com projetos não só em território nacional, mas também além-fronteiras. Em 2022, faturou 23,3 milhões de euros.

Acabaram com o vosso programa de estágios. Porquê?

Terminar com os estágios na Xpand IT foi uma decisão ponderada e necessária. Já há algum tempo que nos temos vindo a aperceber de que os program...

Consultar artigo completo em ECO